Equipa de gestão

Larry Page e Sergey Brin fundaram a Google em setembro de 1998. Desde então, a empresa cresceu e conta, atualmente, com mais de 40 000 colaboradores em todo o mundo, com uma equipa de gestão que inclui alguns dos profissionais mais experientes do setor tecnológico.

Diretores Executivos

Larry Page

Larry Page CEO e Cofundador

Enquanto Administrador Executivo da Google, Larry é responsável pelas operações quotidianas da empresa, bem como pela estratégia de desenvolvimento de produtos e tecnologias. Foi cofundador da Google juntamente com Sergey Brin em 1998, enquanto concluía o Doutoramento na Universidade de Stanford, e foi o primeiro CEO até 2001, contribuindo para o crescimento da empresa em termos de colaboradores (mais de 200) e rentabilidade. Entre 2001 e 2011, Larry foi Presidente de Produtos.

Larry tem uma Licenciatura em Engenharia da Universidade do Michigan, em Ann Arbor, e um Mestrado em Engenharia de Sistemas Informáticos pela Universidade de Stanford. É membro do National Advisory Commitee (NAC, Comité de Aconselhamento Nacional) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Michigan e, juntamente com Sergey Brin, foi galardoado com o Prémio Marconi, em 2004. É administrador do conselho da X PRIZE e, em 2004, foi eleito para a National Academy of Engineering (Academia Nacional de Engenharia).

Larry no Google+

Eric E. Schmidt

Eric E. Schmidt Presidente Executivo

Desde que chegou à Google em 2001, Eric Schmidt ajudou a que a empresa evoluísse de uma start-up de Silicon Valley para uma empresa líder no setor tecnológico. Enquanto Presidente Executivo, Schmidt é responsável pelos assuntos externos da Google: estabelecer parcerias e relações comerciais mais amplas, estabelecer ligações com os estados e proporcionar liderança na reflexão tecnológica, bem como aconselhar o Presidente do Conselho de Administração (CEO) e as equipas seniores de liderança relativamente a assuntos de negócios e de políticas.

Entre 2001 e 2011, Eric ocupou o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Google, supervisionando a estratégia técnica e comercial da empresa juntamente com os fundadores Sergey Brin e Larry Page. Sob a sua liderança, a Google aumentou significativamente a sua infraestrutura e diversificou a oferta de produtos, mantendo, simultaneamente, uma forte cultura de inovação.

Antes de se juntar à Google, Eric foi Presidente e CEO da Novell e Diretor Tecnológico da Sun Microsystems, Inc. Anteriormente, trabalhou na equipa de investigação do Xerox Palo Alto Research Center (PARC), Bell Laboratories e Zilog. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Princeton e tem um Mestrado e um Doutoramento em Engenharia de Sistemas Informáticos da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

Eric é membro do President's Council of Advisors on Science and Technology (Conselho do Presidente para a Ciência e Tecnologia) e do Prime Minister’s Advisory Council (Conselho do Primeiro-ministro) no Reino Unido. Foi eleito para a National Academy of Engineering (Academia Nacional de Engenharia) em 2006 e foi nomeado membro da American Academy of Arts and Sciences (Academia Norte-Americana de Artes e Ciências) em 2007. Preside também à New America Foundation e faz parte, desde 2008, do Conselho de Administração do Institute for Advanced Study (Instituto para Estudos Avançados) de Princeton, em Nova Jérsia. Em maio de 2012, Eric tornou-se membro do Conselho de Administração da Khan Academy e no ano seguinte ingressou no Conselho de Administração do The Economist. Em 2013, Eric e Jared Cohen publicaram em co-autoria o livro que foi um sucesso de vendas do The New York Times, The New Digital Age: Transforming Nations, Businesses, and Our Lives. Em setembro de 2014, Eric publicou o seu segundo sucesso de vendas do The New York Times, How Google Works, escrito em co-autoria com Jonathan Rosenberg e Alan Eagle.

Eric no Google+

Sergey Brin

Sergey Brin Cofundador

Juntamente com Larry Page, Sergey Brin fundou a Google Inc. em 1998. Atualmente, é o diretor de projetos especiais. Entre 2001 e 2011, exerceu o cargo de Presidente de Tecnologias, tendo partilhado responsabilidades pelas operações quotidianas da empresa com Larry Page e Eric Schmidt.

Sergey Brin licenciou-se com distinção em Matemática e Engenharia de Sistemas Informáticos pela Universidade de Maryland, em College Park. Neste momento, usufrui da licença do programa de Doutoramento em Engenharia de Sistemas Informáticos da Universidade de Stanford, onde concluiu o seu Mestrado. É membro da National Academy of Engineering (Academia Nacional de Engenharia) e detentor de uma bolsa da National Science Foundation (Fundação para a Ciência Nacional).

Publicou mais de uma dezena de ensaios académicos, incluindo Extracting Patterns and Relations from the World Wide Web, Dynamic Data Mining: A New Architecture for Data with High Dimensionality, publicado com Larry Page, Scalable Techniques for Mining Causal Structures, Dynamic Itemset Counting and Implication Rules for Market Basket Data e Beyond Market Baskets: Generalizing Association Rules to Correlations.

Sergey no Google+

David C. Drummond

David C. Drummond Vice-presidente Sénior, Desenvolvimento Empresarial e Diretor do Departamento Jurídico

David Drummond entrou para a Google em 2002 e desempenha as funções de Vice-presidente sénior, de desenvolvimento empresarial e Diretor do departamento jurídico. Lidera as equipas globais da Google em questões jurídicas, políticas públicas, comunicações, desenvolvimento empresarial/fusões e aquisições, para além de operações de qualidade dos produtos. Também é o Presidente dos departamentos de investimento da Google, a Google Ventures e a Google Capital.

David começou a trabalhar para a Google em 1998 como parceiro do grupo de transações empresariais da Wilson Sonsini Goodrich and Rosati, um dos principais escritórios de advocacia dos EUA, que representa empresas de tecnologia. Colaborou como o primeiro advogado externo da Google e trabalhou com Larry Page e Sergey Brin na constituição da empresa e na obtenção dos financiamentos iniciais.

David obteve a Licenciatura em História pela Universidade de Santa Clara e o Doutoramento pela Faculdade de Direito de Stanford. É membro do Conselho de Administração da Uber Technologies, Inc., da KKR & Co. L.P. e da Rocket Lawyer Inc.

David no Google+

Omid Kordestani

Omid Kordestani Vice-presidente Sénior e Diretor empresarial

Enquanto Diretor empresarial da Google desde 2014, Omid supervisiona todas as operações relacionadas com receitas e clientes, bem como marketing e parcerias. Anteriormente, exerceu o cargo de conselheiro especial do Presidente executivo desde 2009, para além de ter apoiado várias empresas emergentes dos setores tecnológico, científico e médico através de investimento e de consultoria técnica.

Omid entrou para a Google em 1999 como "fundador da empresa", liderando os procedimentos e as operações internacionais de criação de receitas do departamento de vendas. Controlou o desenvolvimento do modelo empresarial inicial da Google e o respetivo percurso de rentabilidade. Após entrar para a empresa em 1999, conseguiu que a Google atingisse níveis de rentabilidade em tempo recorde, gerando mais de 10 mil milhões de dólares em receitas em 2006. Quando passou desta última função de supervisão de operações para conselheiro especial em 2009, a Google tinha 20 000 funcionários e 23 mil milhões de dólares de receitas.

Antes de entrar para a Google, Omid desempenhou cargos de liderança ao nível de produto, de desenvolvimento empresarial, de marketing e de gestão em várias empresas, incluindo a Netscape, a Hewlett-Packard e a Go Corporation. Omid é licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Estado de San Jose e tem um MBA da Stanford Graduate School of Business.

Omid no Google+

Omid Kordestani

Ruth M. Porat Vice-presidente sénior e Diretora financeira

Ruth M. Porat entrou para a Google como Vice-presidente sénior e Diretora financeira em maio de 2015. Anteriormente, Ruth ocupou o cargo de Vice-presidente executiva e Diretora financeira na Morgan Stanley. Desempenhou igualmente várias funções durante a sua carreira na Morgan Stanley, incluindo Vice-presidente executiva da Banca de investimento e responsável global do Grupo de instituições financeiras. Ruth é Vice-presidente do Conselho de administração da Universidade de Stanford e desempenha funções no Conselho da Faculdade de Humanidades e Ciência de Stanford. Pertence ao Conselho de administração do Economic Club of New York e ao Conselho de administração do Council on Foreign Relations. Para além disso, integra o Conselho consultivo do Hutchins Center on Fiscal and Monetary Policy.

Ruth obteve a Licenciatura pela Universidade de Stanford, um MBA pela Wharton School e um mestrado pela London School of Economics.

Voltar ao início

Líderes Séniores

Alan Eustace

Alan Eustace

Vice-presidente Sénior, Conhecimento

Amit Singhal

Amit Singhal

Vice-presidente Sénior, Pesquisa Google e Google Fellow

Craig Barratt

Craig Barratt

Vice-presidente Sénior, Acesso e Energia

Jeff Dean

Jeff Dean

Membro credenciado

Kent Walker

Kent Walker

Vice-presidente Sénior e Conselho geral

Laszlo Bock

Laszlo Bock

Vice-presidente Sénior, Operações com pessoas

Lorraine Twohill

Lorraine Twohill

Vice-presidente sénior, Marketing global

Salar Kamangar

Salar Kamangar

Vice-presidente Sénior, Produtos

Sanjay Ghemawat

Sanjay Ghemawat

Membro credenciado

Sridhar Ramaswamy

Sridhar Ramaswamy

Vice-presidente Sénior, Anúncios e Comércio

Sundar Pichai

Sundar Pichai

Vice-presidente Sénior, Produtos

Susan Wojcicki

Susan Wojcicki

Vice-presidente sénior, YouTube

Urs Hölzle

Urs Hölzle

Vice-presidente Sénior, Infraestrutura técnica e Google Fellow

Voltar ao início

Conselho de Administração

Larry Page, Administrador Executivoler o perfil de Larry

Sergey Brin, Cofundadorler o perfil de Sergey

Eric E. Schmidt, Presidente Executivoler o perfil de Eric

L. John Doerr é membro do nosso Conselho de Administração desde maio de 1999. John Doerr é sócio da Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma empresa de capitais de risco, desde agosto de 1980. É igualmente membro do Conselho de Administração da Amyris, Inc., uma empresa de produtos renováveis, desde maio de 2006, além de presidente da Comissão de Nomeações e de Governação, e da Zynga Inc., um fornecedor de serviços de jogos de redes sociais, desde abril de 2013. Anteriormente, John Doerr tinha sido diretor da Amazon.com, Inc., uma empresa de comércio eletrónico, entre 1996 e 2010. John possui um Mestrado em Administração de Empresas pela Harvard Business School, um Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Sistemas Informáticos e uma Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Rice.
Mais sobre L. John Doerr »

Diane B. Greene é membro do nosso Conselho de Administração desde janeiro de 2012. É ainda membro do Conselho de Administração da Intuit Inc., um fornecedor de soluções de gestão empresarial e financeira, desde agosto de 2006, fazendo parte da Comissão de Auditoria e Risco e da Comissão de Nomeações e de Governação Institucional. Diane é cofundadora da VMware, Inc., uma empresa de software de virtualização, desde 1998, e tornou esta empresa pública em 2007. Foi CEO e Presidente da VMware de 1998 a 2008, membro do Conselho de Administração da VMware de 2007 a 2008 e Vice-presidente Executiva da EMC Corporation, um fornecedor de infraestruturas de informação e de serviços, soluções e tecnologias de infraestruturas virtuais, de 2005 a 2008. Antes da VMware, Diane ocupou cargos de gestão técnica na Silicon Graphics Inc., um fornecedor de soluções técnicas de centros de dados, armazenamento e processamento, na Tandem Computers, Inc., um fabricante de sistemas informáticos, e na Sybase Inc., uma empresa de serviços e software empresarial. Foi também CEO da VXtreme, Inc., uma empresa que desenvolve soluções de transmissão de multimédia. Além disso, Diane é membro da MIT Corporation, o órgão diretor do Massachusetts Institute of Technology. Diane tem um Mestrado em Engenharia de Sistemas Informáticos pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, um Mestrado em Engenharia e Arquitetura Naval pelo Massachusetts Institute of Technology e uma Licenciatura em Engenharia Mecânica da Universidade de Vermont.

John L. Hennessy é membro do nosso Conselho de Administração desde abril de 2004 e Administrador Não Executivo desde abril de 2007. John é Presidente da Universidade de Stanford desde setembro de 2000. Esteve também no Conselho de Administração da Cisco Systems, Inc., uma empresa de equipamentos para redes, desde janeiro de 2002, onde foi membro da Comissão de Nomeações e de Governação e da Comissão de Aquisições. É também administrador da Gordon and Betty Moore Foundation. Entre 1994 e agosto de 2000, ocupou vários cargos em Stanford, incluindo o de Reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade de Stanford e Diretor do Departamento de Engenharia de Sistemas Informáticos da Universidade de Stanford. Entre 1998 e 2010, John foi cofundador e presidente do Conselho de Administração da Atheros Communications Inc., uma empresa de semicondutores sem fios. Tem um Mestrado e um Doutoramento em Engenharia de Sistemas Informáticos pela State University of New York, Stony Brook, e uma Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pela Villanova University.
Mais sobre John L. Hennessy »

Ann Mather é membro do nosso Conselho de Administração desde novembro de 2005. Ann é membro do Conselho de Administração da Arista Networks, Inc., uma empresa de redes informáticas, desde junho de 2013, e preside à sua Comissão de Auditoria; da Glu Mobile Inc., uma publicadora de jogos para dispositivos móveis, desde setembro de 2005, e colabora na sua Comissão de Nomeações e de Governação; da Netflix, Inc., uma empresa de transmissão de conteúdos em fluxo contínuo, desde julho de 2010, e preside à sua Comissão de Auditoria; e da Shutterfly Inc., uma empresa de publicação de imagens baseada na Internet, desde maio de 2013, e colabora na Comissão de Auditoria. É igualmente administradora independente do Conselho de Administração da Dodge & Cox Funds, desde maio de 2011. Anteriormente, Ann foi diretora do Central European Media Enterprises Group, criador e operador de canais e estações de televisão comerciais nacionais na Europa Central e de Leste, de 2004 a 2009, e da MoneyGram International, Inc., uma empresa mundial de serviços de pagamento, entre maio de 2010 e maio de 2013, e da Solazyme, Inc., uma empresa de biotecnologia, de abril de 2011 a novembro de 2014. Entre 1999 e 2004, ocupou o cargo de Vice-presidente Executiva e de CFO da Pixar, um estúdio de filmes de animação por computador. Antes de se juntar à Pixar, Ann foi Vice-presidente Executiva e Diretora Financeira da Village Roadshow Pictures, a divisão de produção de filmes da Village Roadshow Limited. Tem um Mestrado em Artes pela Universidade de Cambridge, em Inglaterra, e é contabilista diplomada.

Alan R. Mulally tem exercido funções como membro do nosso Conselho de Administração desde julho de 2014. Alan exerceu funções como Presidente e Diretor Executivo da empresa Ford Motor, uma empresa do setor automóvel global, de setembro de 2006 até junho de 2014. Anteriormente, Alan foi membro do Conselho de Administração da Ford e exerceu funções na respetiva comissão de finanças de setembro de 2006 até junho de 2014. Entre março de 2001 e setembro de 2006, Alan exerceu funções como Vice-presidente Executivo da empresa Boeing e como Presidente e Diretor Executivo da Boeing Commercial Airplanes, Inc. Também foi membro do Conselho Executivo da Boeing. Antes desse período, exerceu funções como Presidente da empresa de espaço e defesa da Boeing. Alan foi copresidente do Washington Competitiveness Council, tendo também integrado os comités consultivos da NASA, da Universidade de Washington, da Universidade do Kansas, do Massachusetts Institute of Technology e do Comité Consultivo da U.S. Air Force Scientific. Alan Mulally é membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos e membro da Real Academia de Engenharia do Reino Unido. Alan é titular de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica pela Universidade do Kansas, bem como de um Mestrado em Gestão pelo Massachusetts Institute of Technology, como membro Alfred P. Sloan nomeado em 1982.

Paul S. Otellini é membro do nosso Conselho de Administração desde abril de 2004. Paul foi Administrador Executivo e Presidente da Intel Corporation, uma empresa fabricante de semicondutores, entre maio de 2005 e maio de 2013, e membro do Conselho de Administração da empresa entre 2002 e maio de 2013. Também ocupou o cargo de Diretor de Operações entre 2002 e maio de 2005. Entre 1974 e 2002, Paul ocupou vários cargos na Intel, incluindo Vice-presidente Executivo e Diretor Geral do Intel Architecture Group e Vice-presidente Executivo e Diretor Geral do Sales and Marketing Group. Paul tem um Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, Berkeley e uma Licenciatura em Economia pela Universidade de São Francisco.
Mais sobre Paul S. Otellini »

K. Ram Shriram é membro do nosso Conselho de Administração desde setembro de 1998. Ram é sócio diretor da Sherpalo Ventures, LLC, uma empresa de investimentos de risco, desde janeiro de 2000. De agosto de 1998 a setembro de 1999, ocupou o cargo de Vice-presidente do departamento de Desenvolvimento Comercial da Amazon.com, Inc., uma empresa de comércio eletrónico. Antes disso, Ram foi presidente da Junglee Corporation, uma fornecedora de tecnologias de bases de dados, adquirida pela Amazon.com em 1998. Foi um dos primeiros membros da equipa de diretores da Netscape Communications Corporation. Ram também faz parte do Conselho de Administração da Universidade de Stanford. É licenciado em Matemática pela Universidade de Madras, na Índia.
Mais sobre K. Ram Shriram »

Shirley M. Tilghman é membro do nosso Conselho de Administração desde outubro de 2005. Shirley foi Presidente da Universidade de Princeton entre junho de 2001 e julho de 2013. Shirley é também mandatária do Institute for Advanced Study, do Amherst College, da Advantage Testing Foundation, do Carnegie Endowment for International Peace, da Leadership for a Diverse America e da King Abdullah University of Science and Technology. De agosto de 1986 a junho de 2001, foi Professora Catedrática na Universidade de Princeton e, entre agosto de 1988 e junho de 2001, foi investigadora do Howard Hughes Medical Institute. Em 1998, tornou-se a diretora fundadora do Instituto multidisciplinar Lewis Sigler para Genómica Integrada de Princeton. Shirley tem um Doutoramento em Bioquímica pela Universidade de Temple e uma Licenciatura com distinção em Química pela Universidade de Queens.